FLY1570 Data Referência Arquivística Resumo Local Cartas relacionadas Download XML Download em formato PDF |
Texto
Fl. 1r
Firenze
19/2/74
16Querida [N]
Ontem foi um daqueles dias a que chamamos"infelizes".
[...] Hoje, às 15 h, começo a trabalhar numa
"Pelleteria" (fabrica de artigos de pele, bolsas, etc). Durante
toda esta semana estarei "em prova" considerando
que é a 1a vez que faço um trabalho seme-
lhante. Para a próxima semana se verá quanto
Fl. 1v
ganharei.
[...]
Fl. 2r
[...] Telefonei no domingo para minha casa.
Disse ao meu pai para entrar em contacto
contigo para te dar o dinheiro que precisares
para que comprares o dicionário que te
Fl. 2v
peço na carta anterior e também para
as fotografias.
[...]
Fl. 3r
19 Fevereiro
Acabei o outro bloco, de modo que
continuo a escrever neste.
Comecei esta tarde, efetivamente,
a trabalhar. Aprendi a cortar pele.
Como sabes, para o fazer bem tem
que se ter uma técnica. Foi isso
o que hoje aprendi. Penso que fui
bem sucedido porque não estraguei
nada durante 4 h e 1/2 de trabalho.
Ainda não sei quanto vou ganhar
mas penso que não menos de 1.000 liras
à hora o que dá 4.500 liras ao dia
(só me pergunto como me atrevo ainda
a fazer projectos (!!!) no fim de todas
as frustações que tenho sofrido nos
ultimos tempos...)
Claro que não é nada divertente
estar 4 h e meia a cortar peles e isso
frusta-me muito; no entanto foi
a única [...] coisa que encontrei que
me permita ganhar dinheiro
Fl. 3v
sem me escravizar. A possibilidade
que tive de fazer criado de mesa
ocupava-me do meio dia às 3 e
das 7 às 10 da noite, sem ter fim de
semana (pelo contrário fui advertido
que se trabalha muito mais). Ora
isto reduzia-me completamente a
uma dependência incrível; tudo
quanto fizesse, ou não fizesse, vinha
em função do que o emprego me
permitisse. Depois, pensando bem,
as horas de intervalo (3 - 7) são
sempre horas mortas, que nunca
se podem utilizar em nada de
verdadeiramente produtivo.
Então, sendo assim e se o
meu futuro "ordenado" me compensar
devo ficar nesta pelleteria até
arranjar outra colocação melhor.
Fl. 4r
De manhã continuo a fazer o curso
de língua; à noite sou livre,
mas esta liberdade é-me necessária
como o ar sem ela seria a
destruição completa.
[...] O que mais me revolta, é
Fl. 4v
constatar que REALMENTE uma pessoa
só SERVE se é um elemento produtivo
mecânico dentro duma estrutura
que limita profundamente esse
elemento na sua função creativa.
A aptidão de criar, de trabalhar
fora do ESQUEMA (onde patrão e
servo se movem sôfregos de ganhar)
não é considerada, não chega para
se ser independente economica.
[...] ao fim e ao cabo é só isto:
- ou te integras no rebanho para
seres um carneiro igual aos outros
Fl. 5r
ou, se não queres, vive da tua condição
de criador.
Claro que os casos com intervenção
do "terceiro elemento" são diferentes.
Por terceiro elemento considero aquele
que pode modificar a relação dos
2 primeiros: o EU e o ambiente, a
sociedade.
A este momento fui chamado para
ir ver televisão. - Vinicius de
Morais - Reportagem de uma das suas
habituais visitas a Florença acompa
nhada de canções brasileiras e de
muito, muito wisky; confesso que
me pareceu duma superficialidade
confrangedora, mas é um facto
que o Brasil, a música brasileira
tem aqui uma grande dimensão,
muito mais que Portugal (Benfica
e Amália Rodrigues).
[...] Mas, REPITO, Florença é uma
cidade maravilhosa e com a
Primavera está a transformar-se
num verdadeiro sonho.
1 beijo muito grande
[N]
P.S.PS - Insisto em lembrar-te que me
deves mandar tão depressa possível a
direcção do "[N]".
Se não te importares de telefonares ao
[N] (no caso de ser mais eficiente).
O telefone da casa dos pais é: [D]
ou então procura-o ou telefona [...] perguntando
por ele no Conservatório Nacional.
Contexto
Exílio
Palavras Chave
Tipo: notícias
História: exílio
Sociologia: cultura, emprego, intimidade, condições económicas, família
Suporte Material
Suporte:
cinco folhas de papel de carta escritas em ambos os lados .
Medidas: 286mm × 226mm
Mancha Gráfica:
uma linha em branco separando a fórmula de endereço das restantes linhas.
Créditos
Transcrição:
Leonor Tavares
Revisão: Rita Marquilhas
Codificação DALF: Leonor Tavares
Contextualização: Ángel Rodríguez Gallardo
Discorda da nossa leitura? Por favor escreva-nos: cardsclul@gmail.com