1974. Carta de amizade de um exilado em Itália para uma amiga. De Florença para [Lisboa]. FLY1579

FLY1579
Carta de amizade de um exilado em Itália para uma amiga. De Florença para [Lisboa].
Carta parcialmente transcrita. O texto completo é de acesso restrito. 

Data
26/08/1974

Referência Arquivística
N.A..
Arquivo Privado, Arquivo Privado, Fólios 1r-5r

Resumo
O autor descreve, encantado, a cidade de Siena. Fala de amigos e de amizade e mostra otimismo quanto ao futuro. Preocupa-se, no entanto, com os familiares que tem em Portugal

Local
Florença

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Autor | Destinatário | Contexto | Palavras Chave | Suporte Material | Créditos


Texto

Fl. 1r

Firenze

26/8/74

Querida [N]

Depois de dias de um calor
incrivel, em que indo à piscina
consegui quase bronzear-me da mesma
maneira que na praia (però,
che differenza!...), está chovendo.

Cheguei há poucas horas de Siena.
Partimos, eu e [N], no sábado
passado com o motivo de visitar
um amigo nosso, de origem suiça, que
se chama [N], e que está fazendo
em Siena um curso de 1 mês
[...]
Fl. 1v
[...]
Como ia dizendo, fomos a Siena
e passámos lá 2 dias maravilhosos.
Encontrou-se gente [...] encantadora
dentro dos alunos do curso e
a cidade só por si justifica a estadia.
Fl. 2r
A arquitetura embora nitidamente
toscana - medievo - renascimental
é muito diferente desta de Florença.
A cor é de uma secura, de uma
aridez que faz pensar constantemente
no fogo, na chama. Uma coisa
verdadeiramente caracterista é o modo
como as casas nascem da terra;
não existem passeios, o que quer dizer
que as construções erguem-se directa
do chão, das ruas. Isto dá uma
sensação de integridade, de espontaniedade,
parece que aquelas casas existiram
desde sempre, que nasceram como
arvores. Depois a importância da
Piazza como lugar de abertura, de
espaço ludico-social. Muito bela
a Piazza del Campo que tem uma
estrutura urbanistica particularíssima.
A piazza é como se fosse uma semi
circoulo em que o diametro se encon-
tra a um nível inferior em relação
Fl. 2v
à semi-circunferencia. O centro
da piazza é uma grande concha,
todos os raios convergem num
ponto central da linha recta onde
são recebidas as águas quando
chove.

a estrutura é mais ou menos esta; o
rectangulo superior é uma fonte
muito bela. Desci ao promenor de
fazer o desenho porque nunca vi nada
de parecido e quis dar-te uma
ideia.

Das pessoas que conheci tenho a
dizer que Bolonha é uma cidade
bo de gente maravilhosa, das
quatro pessoas que mais gostei
Fl. 3r
3 eram de Bolonha e uma de
Torino. Penso que consegui, tanto
quanto o é possível em 3 dias,
fazer amizade com eles ([N],
[N], [N] e [N]) [...] Não é que
eu me entusiasme; já passei essa
fase, feliz ou infelizmente, com as
pessoas que conheço assim de
um momento para o outro, mas
o que é certo é que ainda existem
pessoas que são capazes de acreditar
que uma amizade pode nascer
em qualquer ocasião; ou que QUEREM
que isso aconteça; eu sou um
desses no que diz respeito a disponibi-
Fl. 3v
lidade, mas só acompanhada de
uma grande exigencia de INTELIGENCIA
quer da minha parte, quer da dos
outros.

O que é verdade é que hoje
quando viemos embora sentia-se
que nós e que eles, tinhamos pena
de separar-nos.
[...]
Fl. 4r
[...]
De qualquer maneira o facto
de eu continuar a encontrar sempre
novas pessoas que me estimulam
uma relação humana rica e activa
dá-me uma agradável sensação de
nomadismo, melhor, de progressão, de
caminhar, sem me estagnar; acre-
dito que isso é o factor mais jovem
importante de ser jovem, de não
parar. É evidente que dentro
de mim conservo e transporto
sempre as pessoas QUE JÁ ENCONTREI;
não quero perder os anos que já
vivi.
Fl. 4v
Na 6a f telefonei para casa.
[...]
Fl. 5r
[...]




Contexto
Exílio



Palavras Chave

Tipo: notícias
História: exílio
Sociologia: cultura, obras e espaços públicos, família, intimidade




Suporte Material

Suporte: cinco folhas de papel de carta escritas em ambos os lados à excepção da última, apenas escrita no rosto.
Medidas: 280mm × 175mm
Mancha Gráfica: uma linha em branco entre a fórmula de endereço e o início do texto.




Créditos

Transcrição: Leonor Tavares
Revisão: Leonor Tavares
Codificação DALF: Leonor Tavares
Contextualização: Ángel Rodríguez Gallardo




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